Para responder à pergunta se labirintite tem cura temos primeiro que explicar algumas coisas:
O ouvido humano é dividido em 3 partes: ouvido externo, médio e ouvido interno. O ouvido interno é também chamado de labirinto devido à sua complexa anatomia.
O ouvido é responsável não só pela audição, mas também pelo equilíbrio, atuando em conjunto com o sistema nervoso central e periférico e com o sistema ocular.
Labirintite é um termo usado como sinônimo de tontura, mas também podem ocorrer outros sintomas como zumbido e/ou perdas auditivas.
A palavra “labirintite” significa qualquer problema no labirinto e/ou suas conexões, assim como a palavra “febre” só significa um aumento de temperatura. Ou seja, “labirintite” geralmente é um sintoma de alguma doença que deve ser investigada.
As labirintites podem ser de origem metabólica (excesso de açúcar e massas de farinha branca, medicações com a furosemida ou os antibióticos da classe dos aminoglicosídeos, hiper ou hipoglicemias, hiper ou hipotireoidismo, anemia), infecciosas (meningites, encefalites, sífilis), traumáticas, neurológicas, oculares, tumorais ou até mesmo pela idade.
Portanto, a resposta à pergunta se “labirintite tem cura” é a seguinte: depende do tipo de labirintite. Algumas têm cura, outras controle. De qualquer forma, quase sempre conseguimos uma melhora significativa seja pelo uso de remédios, exercícios (fisioterapia labiríntica) ou até mesmo cirurgia em alguns casos.